Clemente XIV, O Rigoroso, nascido Giovanni Vincenzo Antonio Ganganelli, na localidade de Santarcangelo di Romagna, no dia 31 de Outubro de 1705 e falecido em Roma a 22 de Setembro de 1774, foi Papa de 19 de Maio de 1769 atá à sua morte.

Filho de um médico, aos 18 anos vestiu o hábito Franciscano, sob o nome de frei Lourenço e foi estudar para Roma. Pregador de grande e impressionante capacidade apostólica, foi nomeado cardeal por Clemente XIII em 1759. A sua eleição realizou-se num prolongado conclave de três meses, com 179 escrutínios. O mais longo da história. Alguns autores da época defendem que a sua eleição foi uma manobra para extinguir a cada vez mais poderosa Companhia de Jesus. Em 1773 publicou o breve Dominus ac Redemptor Noster, com o qual extinguiu a Companhia. Os soberanos Bourbons de França, Espanha, Nápoles e Parma não permitiam a permanência dos jesuítas nos seus países.

Na Prússia protestante e na Rússia cismática foram os jesuítas acolhidos com distinção. Clemente não terminou vítima de remorso nem de vingança, como alguns cronistas da sua época afirmaram. O Papa faleceu placidamente com os Santíssimos Sacramentos lidos, na madrugada de 22 de Setembro de 1774, devido a complicações derivadas de uma doença pulmonar contraída numa procissão em dia chuvoso.

Papa Clemente XIV