Arroba


A famosa @ em informática significa “at” e é o símbolo de um endereço. A @, que lê-se arroba, é um dos símbolos localizado na tecla do número 2. “At” em inglês significa “em” ou “na/no”. Assim, os endereços de correio electrónico significam, por exemplo:

  • d.universal@google.com — usuário d.universal no domínio google.com
  • historia@wikipedia.com — usuário historia no domínio wikipedia.com

O @ é um dos caracteres especiais do conjunto ASCII, que se tornou padrão nos teclados dos computadores, programas e em transmissão de mensagens pessoais.

Em Julho de 1972, quando as especificações do FTP estavam a ser escritas, alguém sugeriu a inclusão de alguns programas de e-mail escritos por Ray Tomlinson, um engenheiro da Bolt Beranek and Newman, que trabalhava no projecto ARPANET, o antecessor da Internet. No seu livro, Where Wizards Stay Up, mais tarde, Katie Hafner e Matthew Lyon descreveram como o símbolo @ foi escolhido. Este é hoje largamente utilizado em mailboxes.

Na Internet, é comum que certos grupos utilizem-na como equivalente à letra “a”. O símbolo é usado às vezes para indicar os dois géneros em uma palavra, em vez da convenção mais tradicional de se colocar o feminino entre parênteses.

O símbolo @ também é muito utilizado para negociações na pecuária. Uma arroba equivale a 14,689 kg. É uma antiga unidade de medida que surgiu a partir duma outra, árabe, que é o quintal. Uma arroba é 1/4 de um quintal. Para facilitar os cálculos, geralmente arredonda-se o valor da arroba para 15 kg.

Para residential mailboxes e commercial mailboxes, o sistema não varia, sendo o e-mail um meio de comunicação utilizado à escala mundial, por todas as gerações, substituindo o tradicional sistema de carta.

%d bloggers like this: