Calecute é uma cidade do estado de Kerala, na costa ocidental da Índia, que actualmente tem cerca de 933 mil habitantes. Sendo desde sempre um movimentado porto comercial na costa do Malabar, foi aqui que ancoraram Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral durante as suas expedições. Este último tentou, sem sucesso, construir uma feitoria para o comércio das especiarias.

Em 1510, o Capitão Fernão Coutinho tentou conquistar a cidade de Calecute, mas falhou. Só seria possível estabelecer um forte ponto comercial e uma constante presença militar portuguesa na cidade em 1512, graças a Afonso de Albuquerque, que ergueu a Fortaleza de Diu, abandonada a partir de 1525, devido ao abandono da rota de Calecute, para a troca de especiarias, sendo esta feita a partir de Diu e outras cidades vizinhas, onde Portugal tinha uma presença amigável.

Visite, nem que seja virtualmente, este mágico local para o antigo Império Português. Alguns traços característicos ainda se mantêm na região. O original indiano e a língua portuguesa misturaram-se num dialecto só reconhecível para os locais, sendo necessária a ajuda de tradutores para a compreensão deste dialecto.

Calecute