O Ténis é um desporto de origem britânica, disputado em courts geralmente abertos e de superfícies sintéticas, de cimento, terra batida ou relva. Participam no jogo dois adversários ou dois pares de adversários, podendo ser mistos ou não. O court é dividido em duas metades por uma rede e o objectivo do jogo é bater uma pequena bola para além da rede com a ajuda de uma raquete. Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro do campo adversário duas vezes, fazendo com que o adversário não consiga devolvê-la antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites do outro campo.

O ténis tem um sistema de pontuação que se subdivide em jogos e partidas. De forma geral, um jogo é um conjunto de pontos e uma partida é um conjunto de jogos. Cada jogo tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo, fazendo o serviço. No ténis de competição, é comum o jogador que serve faça o seu jogo de serviço, já que tem a vantagem do ataque, e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca da bola ou, durante a defesa, fazer com que o adversário, através de erros, perca os jogos em que está a servir. Ganha o encontro aquele que atingir um número de partidas pré-definido, geralmente duas, sendo de três para os grandes torneios masculinos.

Em 1583, surge a primeira raquete com cordas verticais, ou tennis rackets, como as de hoje, em substituição ao transversal. A raquete desenvolvida pelo holandês Mitelli, em 1675, tem o cabo mais longo em relação à área de impacto. O aparecimento da raquete com cabo liso, em 1891, ajudou a evitar as habituais lesões no pulso.

No fim do século XIX, deu-se uma grande revolução no formato das raquetes: o lançamento dos primeiros modelos ovais. A área de batida das bolas também se renovou, tendo os minúsculos quadrados da raquete sido multiplicados. Inspirada em instrumentos musicais italianos, a raquete de 1930 é apresentada com um novo desenho. Hoje em dia, a raquete mais moderna tem a abertura na armação que reduz a resistência do ar, a área de batida é menor e a corda mais fina.

O Torneio de Roland Garros é um torneio de ténis realizado em Paris. Tem o seu nome em homenagem a Roland Garros, jogador de ténis francês e pioneiro da aviação. Com o Open da Austrália, o Torneio de Wimbledon e o US Open, o torneio de Roland Garros compõe os quatro torneios do Grand Slam de ténis. Em 1968, o torneio de Roland Garros foi o primeiro torneio do Grand Slam a ser aberto, permitindo a participação tanto de amadores como de profissionais.

O campeonato foi disputado no Stade français em 1925 e 1927, no Racing Club de France em 1926, e tem sido realizado no estádio de Roland Garros desde 1928. Antes de 1925, o torneio dos homens era reservado exclusivamente aos membros de clubes franceses de ténis, assim como o das senhoras, antes de 1920.

O Ténis