Com o ensino secundário martirizado por tantas polémicas e experiências, além do próprio tempo em que vivemos, muito acelerado, não ajudar nada, o recurso a apoios fora da escola é uma das formas de conseguir resultados.
Em Portugal é conhecida a figura do explicador — muitas vezes um professor, mas não necessariamente, que se prontifica a dar umas horas diárias aos alunos, concentrando-se nas suas disciplinas mais fracas. Há, até, empresas que fazem disto a sua ocupação, disponibilizando salas e logística, muitas vezes nos centros urbanos e perto das escolas secundárias.
Uma pesquisa no Google sobre explicações dá-nos um quadro da actividade online — sendo que a maior parte dela, em Portugal, consiste no serviço de mercado: proporcionar um lugar para a oferta e a procura se encontrarem. Alguns sites fornecem os materiais básicos, mas não encontrei nenhum que fosse mais longe. O Explicações pareceu-me dos melhores, numa análise muito superficial, convém dizer.
Já nos países de língua inglesa a coisa funciona de forma um pouco diferente. No Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e nalgumas universidade do Canadá, há a figura do tutor — em geral um estudante em pós-graduação. Nos Estados Unidos é mais parecido com um professor assistente.
Na web estas diferenças culturais fazem-se sentir de outra forma. O online tutoring está mais perto da tradição anglo-saxónica do acompanhamento pessoal — em Portugal antigamente as famílias abastadas recorriam ao perceptor, não havendo portanto uma figura intermédia que siga o percurso académico, forneça conselho e algum coaching — e faz-se até em lições virtuais.
Uma das plataformas líderes, que pode servir de modelo para alguma modernização por cá, é o TutorVista. A oferta deste online tutoring começa nos 99 dólares mensais, tendo o estudante direito a usar todos os recursos da plataforma sempre que desejar. Recentemente foi alvo de uma reportagem na NBC. Aoreciei particularmente a divisão por cadeiras, com a Matemática e Algebra em destaque. Além do Homework help os tutores dão ainda uma preparação especial para os exames!

Online tutoring: mais completo que as nossas explicações