A Sociedade Independente de Comunicação é a primeira rede de televisão privada em Portugal. A SIC iniciou as suas transmissões a 6 de Outubro de 1992, como o primeiro canal independente e comercial a operar em Portugal. O canal pôs fim a 35 anos de monopólio estatal no mercado televisivo Português. O capital da SIC é detido, na sua totalidade, pelo Grupo Impresa, a maior empresa de média em Portugal liderada por Francisco Pinto Balsemão.

Uma forte aposta em programas de informação, entretenimento, documentários e programas de ficção, falados em português, aliada a uma estratégia de marketing, conduziram a SIC à liderança de audiências em Maio de 1995, sendo já hoje reconhecida em todos os Fóruns Internacionais como o canal de televisão que em menor tempo conseguiu melhores resultados de audiências. Ao longo destes 15 anos de actividade, o Universo SIC tem vindo a ganhar expressão e importância no meio audiovisual português.

Na direcção de programas estiveram Emídio Rangel, Manuel Fonseca e actualmente, Francisco Penim. Porém nem tudo são rosas, pois em Agosto de 2007, a SIC teve o seu pior share mensal desde Fevereiro de 1994.

Sociedade Independente de Comunicação