O iPod refere-se a uma gama de leitores de média digital, da empresa Apple Inc. Os aparelhos da família iPod oferecem uma interface simples para o utilizador, centrada no uso de uma roda clicável, ou click wheel. O maior dos modelos do iPod armazena os ficheiros média num disco rígido incorporado, enquanto que os modelos menores, como o iPod shuffle e o iPod Nano, usam memória flash. Como a maioria dos leitores portáteis digitais, o iPod pode servir como um armazenador de dados quando ligado a um computador. É considerado até hoje o lançamento mais arriscado da Apple, pois foi lançado em Outubro de 2001, quando os Estados Unidos ainda estavam sob forte recessão, devido aos atentados de 11 de Setembro.

Tony Fadell teve a ideia ainda antes de ir trabalhar na Apple, mas tinha dificuldades em encontrar investidores para o leitor inovador que tinha projectado. Quando o demonstrou à Apple, a companhia contratou-o para trazer o seu projecto para o mercado, colocando-o como Chefe de Equipa que tinha desenvolvido as duas primeiras gerações do aparelho. O grupo de design industrial da Apple projectou as outras versões mais recentes, sob o comando de Jonathan Ive.

O nome iPod foi proposto por Vinnie Chieco, um publicitário, a fim de introduzir o novo leitor no mercado. Depois de ver o protótipo, ele pensou no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço e na frase “Open the pod bay door, Hal!”, que se refere à nave branca EVA Pods da Discovery 1. A Apple já havia registrado o nome iPod para quiosques de internet, mas nunca colocou em prática.

Já em Outubro de 2004, o iPod dominava as vendas de leitores digitais de música nos Estados Unidos, com mais de 92% do mercado para leitores com disco rígido e mais de 65% do mercado de todos tipos de leitores. iPod teve um crescimento muito grande nas vendas, vendendo mais de dez milhões de unidades num total de três anos. O aparelho vem tendo um impacto cultural significativo com esta tomada do mercado. Além disso, pesquisas sugerem que o iPod serviu como uma ponte para a compra de outros produtos da Apple por parte de utilizadores de computadores, como a compra de computadores Macintosh.

iPod