Joseph Mallord William Turner, nascido no dia 23 de Abril de 1775 e falecido a 19 de Dezembro de 1851, foi um famoso pintor londrino.

Já antes de completar 10 anos, Turner, filho de um barbeiro de Londres, ganhou o primeiro dinheiro como pintor colorindo uma gravura. Quatro anos mais tarde entrou para a Real Academia de Londres, tendo começado como pintor topográfico. Em 1802 foi admitido como membro da Academia de Londres. Turner foi extremamente precoce, brilhante e bem sucedido. Iniciou-se na arte aos 13 anos, com os seus desenhos, e com 15 anos atingiu a sua reputação que manteve até aos dias de hoje.

Turner dedicou-se à pintura da paisagem, interpretando os seus temas de forma épica. Os seus trabalhos transmitiam uma emoção extrema, tendo sido considerado o ponto culminante da paisagem romântica. Com o tempo desenvolveu um estilo próprio de pintar, tendo dedicado toda a sua vida a esta arte, juntando um conjunto de mais de 20 mil obras. A sua última exposição foi em 1850 na National Gallery e na Tate Gallery, ambas em Londres.

William Turner