A Humidade do ar é a quantidade de vapor de água que existe em suspensão na atmosfera, formando nuvens e precipitação. A quantidade de vapor de água existente no ar varia de um lugar para outro e até num mesmo lugar, dependendo do dia, do mês ou da estação do ano.

A Humidade pode ser considerada relativamente ao seu ponto de saturação, ou seja, a capacidade máxima da atmosfera de a reter. Portanto, a humidade relativa de 60% quer dizer que faltam 40% para atingir a capacidade de retenção total de vapor de água no ar e começar a chover. Quando o vapor de água da atmosfera atinge seu ponto de saturação, ocorrem as precipitações, que podem se apresentar sob várias formas:

  • chuva;
  • neve;
  • granizo.

Para além de regular o clima do nosso planeta, a humidade também tem um papel importante na nossa sobrevivência e saúde. Por exemplo, na asma ou na gripe, o nível de humidade é fundamental para a progressão ou retenção da doença. Daí existirem humidificadores artificiais, como os da holmes humidifier, que ajudam a regular os níveis de humidade de um casa, permitindo aumentar a qualidade de vida. Visite o site da holmes humidifier para saber mais sobre estes aparelhos auxiliares. Várias empresas portuguesas comercializam este produto, mas a holmes humidifier uso também modelos medicinais.

Humidade