Marechal Bernard Law Montgomery, o 1º Visconde Montgomery de Alamein, nasceu a 17 de Novembro de 1887 e faleceu na noite de 24 de Março de 1976. Monty foi um oficial militar britânico durante a Segunda Guerra Mundial, muitas vezes assim apelidado pelos seus oficiais subalternos, que o seguíam incondicionalmente.

Enquanto jovem, Bernard frequentou o Royal Military College, em Sandhurst, tendo seguído directamente para a linha da frente na Primeira Guerra Mundial, onde alcançou o posto de Tenente-Coronel. Durante a Guerra Irlandesa de Independência, pouco conhecida mas que durou de 1919 a 1921, Montgomery foi o Oficial-em-Chefe do condado de Cork, o maior condado da Irlanda. Este conflito foi notável pela sua ferocidade e pelas represálias levadas a efeito pelas forças da Coroa. Graças ao seu empenho e sucesso na resolução de todos os conflitos, Bernard foi promovido a General em 1938.

Em Agosto de 1942, o Primeiro Ministro Winston Churchill apontou Montgomery como o Comandante do 8º Exército Britânico na Campanha do Norte da África. Montgomery foi o único oficial a conseguir afastar a Raposa do Deserto, o Marechal Nazi Erwin Rommel, obrigando-o a retirar do Egipto após a Segunda Batalha de El Alamein. Já sob o comando de Eisenhower, liderou a invasão de Sicília com sucesso em 1943. Após a Sicília, Montgomery continuou a comandar o 8º Exército durante os desembarques de Itália. Pouco tempo depois, foi chamado ao Reino Unido para fazer parte do plano da Operação Overlord, a invasão da Normandia. Durante a invasão do Dia D, e por vários meses após a invasão, Montgomery comandou todas as forças terrestres aliadas, incluindo as canadianas e americanas.

No entanto, pouco tempo depois, o General americano de 5 Estrelas, Ike Eisenhower ficou com o comando das forças terrestres, enquanto continuava como Comandante Supremo. O General Montgomery ressentiu-se com esta mudança, mesmo tendo concordado antes da invasão. Winston Churchill promoveu Montgomery a Marechal como forma de compensação. A 7 de Janeiro de 1945, Montgomery deu uma conferência de imprensa na qual aclamou crédito pela vitória Aliada na batalha do Bulge. Isto causou alguma controvérsia e ressentimentos por parte dos americanos que sentiram que Montgomery manteve para trás as suas forças durante muito tempo.

Depois da guerra, Bernard foi instituído como o 1º Visconde Montgomery de Alamein e Chefe Supremo do Comando Imperial Inglês em 1946, tendo sido também comandante Supremo Adjunto das forças militares da NATO de 1951 a 1958. O Marechal Montgomery faleceu pacificamente e de causas naturais em 1976, sendo enterrado no cemitério Holy Cross, Binstead, Hampshire.

Marechal Montgomery