No dia 4 de Dezembro de 1980, Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa morrem num desastre aéreo em Camarate. Ainda hoje não se sabe ao certo as causas do acidente, sendo inclusive estudadas várias teses de atentado contra o Primeiro-ministro Sá Carneiro.

Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro, nascido no Porto a 19 de Julho de 1934 e falecido neste dia de 1980, foi o fundador e líder do Partido Popular Democrático / Partido Social-Democrata (PPD-PSD), sendo o Primeiro-ministro de Portugal aquando do acidente.

Adelino Manuel Lopes Amaro da Costa, nascido no dia 18 de Abril de 1943, e também falecido no acidente, foi um político português fortemente influenciado pela Democracia cristã. Após a Revolução dos Cravos, foi um dos fundadores, com Diogo Freitas do Amaral, do Centro Democrático Social (CDS), o actual Partido Popular, partido de inspiração democrata-cristã.

Os dois membros do Governo deslocavam-se para o Porto com o objectivo de participar num comício de apoio ao candidato presidencial, o General Soares Carneiro, que saiu derrotado pelo General Ramalho Eanes. O cargo de Primeiro-ministro foi ocupado internamente por Diogo Freitas do Amaral até às novas eleições.

Acidente de Camarate – 18 Anos Depois