Nascia no dia 3 de Dezembro de 1940, Maria Manuela Dias Ferreira Leite, na cidade de Lisboa. Filha de um casal de advogados, cresceu em Lisboa, tendo frequentado o Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho e o Liceu D. João de Castro. Sempre tendo bons resultados escolares, licenciou-se em Economia, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras em 1963, com a classificação final de 16 valores, obtendo o prémio de Aluna Mais Distinta do Curso, entre outros. Ainda na Universidade, foi assistente universitária, até 1979, no Instituto Superior de Economia e é, desde 2005, professora convidada do Instituto Superior de Economia e Gestão, para além de integrar os Conselhos Superior e de Orientação Estratégica da Universidade Católica Portuguesa.

Entre 1986 e 1990 foi também Directora-geral da Contabilidade Pública do Ministério das Finanças e em 1987 foi eleita membro do Comité do Orçamento do Conselho da Europa, onde permaneceu até 1992.

Na actividade onde mais se destaca é como militante do Partido Social Democrata, do qual pertence desde 1985, tendo sido deputada à Assembleia da República e de cuja bancada parlamentar foi vice-presidente. Exerceu também funções governativas como Secretária de Estado do Orçamento, de Secretária de Estado Adjunta e do Orçamento, de Ministra da Educação e de Ministra das Finanças em vários Governos. Foi distinguida com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Actualmente é Presidente da Assembleia Municipal de Arganil.

Manuela Ferreira Leite