Martin Van Buren - 8º Presidente do EUA
Martin Van Buren - 8º Presidente do EUA

Martin Van Buren, nascido na pequena vila de Kinderhook no dia 5 de Dezembro de 1782, foi um advogado e  o 8º Presidente dos Estados Unidos da América. Antes da sua presidência, Van Buren foi também o 8º Vice-Presidente dos Estados Unidos (de 1833 a 1837), e o 10º Secretário de Estado Nacional, no governo de Andrew Jackson, tendo sido também um dos principais organizadores do Partido Democrata.

Como Presidente, o seu executivo foi caracterizado pelas dificuldades económicas do seu tempo, como o “Pânico de 1837”. Van Buren perdeu as eleições depois de quatro anos, com uma vitória nas Primárias e nas Eleições Gerais aos cidadãos, mas perdendo no Colégio Eleitoral, devido a grandes confusões e desentendimentos partidários. Em 1848, Martin Van Buren concorreu para a Presidência através de um terceiro partido menos conhecido hoje em dia, o Partido do Solo Livre, perdendo com grande percentagem.

A título de curiosidade histórica, Martin Van Buren é uma das duas únicas personalidades políticas dos EUA a terem servido como Secretário de Estado, Vice-Presidente e Presidente dos Estados Unidos da América, sendo o outro Thomas Jefferson. Martin Van Buren veio a falecer no dia 24 de Julho de 1862, ainda a exercer advocacia.

Martin Van Buren