Prisão de Alcatraz, vista da Baía de São Francisco, nos dias de hoje.
Prisão de Alcatraz, vista da Baía de São Francisco, nos dias de hoje.

A famosa Ilha-Prisão de Alcatraz foi uma base militar de 1850 a 1930, sendo posteriormente adquirida pelo Departamento de Justiça dos EUA a 12 de Outubro de 1933, quando sofreu a conversão para a Prisão Federal de Alta Segurança, tendo sido aberta a 1 de Janeiro de 1934. Durante os seus 29 anos de existência, a prisão alojou alguns dos maiores e mais perigosos criminosos norte-americanos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud e Alvin Karpis. A prisão foi fechada a 21 de Agosto de 1963 devido ao seu alto custo de manutenção.

Porém, em 1969, um grupo de nativos norte-americanos criou um movimento que ocupou a ilha, baseando-se num Tratado Federal de 1868, que permitia que os nativos utilizassem todo o território que o governo não usava activamente. Só após quase dois anos de ocupação, o Governo Federal decretou que a ilha ainda era propriedade estatal norte-americana, retirando-os da mesma.

Durante 29 anos, a Prisão de Alcatraz nunca registou oficialmente fugas bem sucedidas de prisioneiros. Em todas as tentativas, os fugitivos foram mortos ou afogavam-se nas frias águas da Baía de São Francisco.

Alcatraz