A Linha de Caminhos-de-Ferro entre Lisboa e o Carregado foi a primeira linha ferroviária a entrar em actividade em Portugal, tendo sido inaugurada a 28 de Outubro de 1856. Porém, só entrou em funcionamento dois dias após a sua inauguração. Pouco mais de cem anos depois, no dia 28 de Abril de 1957, deu-se a inauguração da electrificação deste troço.

Inauguração do caminho de ferro entre Lisboa e o Carregado a 28 de Outubro de 1856.
Inauguração do caminho de ferro entre Lisboa e o Carregado a 28 de Outubro de 1856.

Já desde 1847 que tinham sido elaborados vários projectos com vista à construção de linhas férreas em Portugal. Só alguns anos mais tarde é que se deu avanço a essa iniciativa, com o início da construção do troço Lisboa-Carregado, em 1853. As obras estiveram a cargo da Companhia Central e Peninsular dos Caminhos de Ferro em Portugal e demoraram apenas três anos.

No dia da inauguração, pelas 10:00 horas da manhã, o comboio Real, puxado pelas locomotivas Santarém e Coimbra, fez o percurso de Lisboa ao Carregado, com 36,5 km, em cerca de 40 minutos. O Rei D. Pedro V ia bordo, bem como o Cardeal Patriarca de Lisboa, para abençoar a nova tecnologia. O Comboio dos convidados, com cerca de 9 carruagens, foi puxado pela locomotiva Lisboa.

Ainda hoje a Linha do Carregado, integrada hoje nas Linhas do Leste, está em pleno funcionamento, estando previstos vários melhoramentos ao longo da sua extensão.

Lisboa-Carregado