Brasão de Armas da Cidade
Brasão de Armas da Cidade

Celebra-se hoje em Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro, a data da fundação do Município, que aconteceu a 13 de Novembro de 1615, sendo o sétimo município mais antigo do Brasil.

Actualmente, Cabo Frio é o principal município da Região dos Lagos, com 186.004 habitantes, segundo a estimativa realizada pelo IBGE em 2009. Esta região é também muito conhecida pelas atracções turísticas, como a Praia do Forte, a principal praia e pelas festas.

Originalmente, os Índios Tupinambás baptizaram a região de Cabo Frio como Gecay, o único tempero da cozinha, feito com sal grosso cristalizado. Nos terrenos onde viria a se estabelecer o Município de Cabo Frio, foram encontrados quatro possíveis acampamentos Tupinambás.

Os dois primeiros, o Morro dos Índios e a Duna Boavista, apresentavam indícios de serem acampamentos de pesca e de recolha de moluscos, enquanto o terceiro, a Fonte do Itajuru, próxima do morro de mesmo nome, era a única forma segura de abastecimento de água potável.

Em 1503, a Terceira Expedição Naval Portuguesa para o reconhecimento do litoral brasileiro, sofreu um naufrágio em Fernando de Noronha e a frota remanescente dispersou-se.

Dois navios, sob o comando de Américo Vespúcio, seguiram viagem até a Bahia e depois até Cabo Frio. Junto ao porto da barra de Araruama, os expedicionário construíram e guarneceram com 24 missionários uma fortaleza-feitoria para explorar o pau-brasil, abundante na margem continental da lagoa.

Cabo Frio – Rio de Janeiro