Nos séculos passados, os eventos de angariação de fundos consistiam em juntar um grupo de magnatas e outras individualidades numa casa, possivelmente para um jantar, e apresentar as ideias, de forma a receber um alto financiamento de cada um. Pois, os tempos mudaram. Agora a forma mais praticada é a Crown Funding, traduzindo directamente seria algo como financiamento de multidões.

Como funciona a Crow Funding?

Este método consiste na angariação de um montante necessário para a realização de um projecto através de um peditório a um grande número de indivíduos. Mesmo que seja uma pequena contribuição de cada um, permitindo a participação de mais pessoas, é possível alcançar um montante elevado, através de um apelo global.

Este método não é novidade, tendo sido amplamente usado durante as Guerras Mundiais. Porém renasce com a grande difusão das Redes Sociais, destacando o Facebook, Hi5, Twitter, MySpace e Orkut, de forma a angariar patronos (por assim dizer, padrinhos) para os projectos. Como por exemplo:

Stream That Cause
Stream That Cause

O site Streamthatcause.com permite aos utilizadores apelarem a uma angariação de fundos através da dufusão de vídeos. Num sentido abrangente, é similar ao YouTube, no que toca à divulgação, mas com o objectivo de arranjar fundos através de 4 processos:

  • Pledger – Uma pessoa que se compromete a oferecer um determinado valor por cada visualização. Por exemplo: sempre que alguém vê o vídeo, o Pledger oferece 20 cêntimos;
  • Follower – Uma pessoa que pode ou não envolver-se financeiramente, mas que a sua principal função é espalhar o vídeo e recomendá-lo a amigos e outros;
  • Donor – Como o nome indica, alguém que vai doar um valor à causa;
  • Sponsor – Uma entidade comercial que patrocina a causa em questão.
Spot Us
Spot Us

O site Spot.us é um projecto sem fins lucrativos do Center for Media Change, com o objectivo de financiar jornalistas freelancers, num processo denominado “community funded reporting”. Este processo consiste em patrocinar um jornalista a fazer uma determinada reportagem, abordar um tema esquecido pelos Media convencionais, ou ir mais longe noutros temas.

Create a Funde - Online Fundraising
Create a Funde – Online Fundraising

O site Creat a Fund, pensado e realizado por Brad Damphousse e Andy Ballester, é bastante simples e directo. É uma plataforma para organizar angariações de fundos para um evento/projecto através da doação directa de pessoas. Este site permite gerir de forma simples e segura as doações realizadas bem como criar novas campanhas de publicidade e informação. O segredo para o sucesso? Uma grande interacção com as redes sociais, principalmente o Facebook.

Catwalk Genius
Catwalk Genius

O conceito do site Catwalk Genius é bastante simples e directo. Este site consiste numa loja online de Moda e Designers onde é possível comprar peças de design directamente ao criador, aprender mais sobre os processos de “inspiração e criação” e apadrinhar os designers preferidos de forma a financiar as suas criações e dar continuidade ao projecto.

Sell a Band
Sell a Band

O site Sell a Band apresenta-se como uma alternativa às grandes companhias discográficas, dando as mesmas oportunidades aos novatos, com uma diferença: o utilizador tem o papel-chave para determinar o sucesso ou não da respectiva Banda. O autor do site propõe uma experiência musical ao utilizador, desde pesquisar entre centenas de músicas pelas que gosta, apoiar as suas bandas e autores favoritos e apoiar financeiramente um projecto.

Este site permite também ao utilizador retirar o apoio, recebendo o dinheiro de volta, se achar que a banda desviou-se do seu percurso original. Para além disso, o patrocinador recebe ofertas e músicas exclusivas, como agradecimento. É de salientar que o registo inicial é gratuito, sem qualquer obrigação.

Crowd Funding