Associação Académica de Coimbra.
Associação Académica de Coimbra.

A Associação Académica de Coimbra, fundada a 3 de Novembro de 1887, é a mais antiga Associação de Estudantes de Portugal, representando mais de 20 mil alunos da respectiva Universidade.

A AAC alberga actualmente várias Secções Culturais e Desportivas, das quais destacamos o Centro de Estudos Cinematográficos, que realiza anualmente o Festival “Caminhos do Cinema Português” e a Rádio Universidade de Coimbra. As Secções Desportivas abrangem um vasto leque de desportos, tais como o hóquei em patins, futebol, andebol, basquetebol, rugby, canoagem, natação, voleibol, ténis, artes marciais e xadrez, entre outros.

Também referido como “Académica”, o clube de futebol profissional mais conhecido de Coimbra, de seu verdadeiro nome Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF), é considerado o herdeiro da Secção de Futebol da AAC (que se mantém na pratica amadora), mas é hoje um clube independente, que quase nada já tem com a própria Associação de Coimbra.

A AAC é dirigida pela Direcção Geral, composta por estudantes, e eleita anualmente entre Novembro e Dezembro, em eleições abertas a todos os sócios, tanto estudantes como os sócios das Secções. O actual edifício da AAC foi inaugurado em 1961 e alberga praticamente todas as secções da AAC, estando integrado num quarteirão que inclui ainda uma sala de espectáculos (Teatro Académico de Gil Vicente) e um complexo de cantinas.

Actualmente, o Presidente da DG/AAC é Jorge Serrote.

Fundação da Associação Académica de Coimbra