Símbolo Original da Sociedade Geográfica de Lisboa
Símbolo Original da Sociedade Geográfica de Lisboa

A Sociedade de Geografia de Lisboa é uma sociedade científica criada em Lisboa no dia 10 de Novembro de 1875, com o objectivo de promover e auxiliar o estudo das ciências geográficas.

Esta Sociedade foi criada no contexto do movimento europeu de exploração e colonização dando particular ênfase à exploração do continente africano.

Entre os seus fundadores contavam António Enes, Eduardo Coelho, Luciano Cordeiro, Manuel Joaquim Pinheiro Chagas, Sousa Martins, António Cândido de Figueiredo, António Lino Netto e Teófilo Braga, entre muitos outros intelectuais, jornalistas e políticos da época.

A Sociedade propunha-se realizar sessões, conferências, cursos livres, concursos e congressos científicos e conceder subsídios de investigação destinados a viagens de exploração e investigação científica.

As informações obtidas seriam publicadas e disseminadas em arquivos, bibliotecas e museus. Propunha-se ainda estabelecer relações permanentes com outras instituições europeias com as quais pudesse trocar informações e colaborações.

A partir de Dezembro de 1876, a Sociedade iniciou a publicação do Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa, que ainda hoje existe.

Sociedade de Geografia de Lisboa