Com o alargamento da facilidade de acesso à Internet em Portugal, bem como crescentes hábitos de “info-inclusão”, os Meios de Comunicação Social tiveram que se adaptar a esta realidade para não perder competitividade no mercado. Quer seja através de actualizações hora-a-hora nos respectivos websites ou pelo Twitter, quer seja ter um perfil no Facebook, a Imprensa portuguesa está a mudar.

Kindle 2 – Versão Internacional

Uma das mais recentes mudanças é a possibilidade de existirem jornais para os e-readers, projecto que já está a ser analisado pelo jornal Público de forma mais realista e consistente, ao contrário de outros diários e semanários, que ainda não se debruçaram sobre esta hipótese.

José Manuel Fernandes, ex-director do Público, deixou claro pouco antes de deixar o cargo, em declaraçõas à Lusa, que “o Público já colocou a hipótese e começou a estudar a disponibilização de uma versão para os utilizadores do Kindle“. E explicou: “sempre fomos inovadores na net, tivemos a primeira página em português adaptada ao iPhone, lideramos no Twitter, seguramente que também quereremos liderar nos e-readers“.

Português no Kindle, só em jornais brasileiros

Embora o aparelho se possa comprar em Portugal e no Brasil, há uma diferença entre os dois países. Menhum jornal português estará disponível no Kindle, o leitor electrónico que a Amazon se prepara para lançar ao mundo, depois de anos comercializado exclusivamente nos Estados Unidos. Mas o português fará parte do aparelho: o jornal brasileiro Globo integra a selecta lista de apenas 55 jornais que se podem descarregar para a primeira versão internacionalizada do Kindle, que teve lançamento simultâneo numa centena de países, no dia 19 de Outubro (ver aqui a edição do Globo, cuja assinatura custa 15,99 dólares).

Em contraste, o Kindle vem com 3 jornais espanhóis — a Espanha é o segundo país da Europa, depois do Reino Unido, com 4, e à frente de França e Alemanha (2) e Irlanda (1). São eles o Diariocritico (um diário de Valência), o AS (da Prisa, grupo presente em Portugal) e o El País.

Além dos 52 jornais e de newsmagazines americanos e internacionais (em inglês), a Amazon tem mais de 200.000 livros já formatados para o seu leitor.

Kindle 2 a 259 dólares

Lançado em 2007, o Kindle tem como função principal ler E-books, publicações digitais, tendo o primeiro modelo da plataforma sido lançado a 19 de Novembro desse ano para o público americano. Agora, a Amazon apresenta-se com a nova versão deste equipamento, o Kindle 2.

Por 259 dólares, sensivelmente 175,35 euros, a Amazon disponibiliza o Kindle 2, sendo apresentado com o leitor mais compacto e leve, com o processador que permite descarregar livros directamente sem ligação ao computador em apenas 60 segundos, através do sistema Wireless integrado (Wi-Fi). Uma das vantagens para os leitores mais conservadores que gostam da tradicional imprensa em papel é que este leitor impede o reflexo, mesmo com luz do sol directa, criando uma sensação semelhante ao tradicional jornal na mão, sendo possível “desfolhar” através do E-book à medida que o lê.

Outras principais vantagens é a compatibilidade, capacidade e durabilidade do Kindle 2. Este equipamento, por ter sido dos mais difundidos graças ao seu baixo custo, é compatível na grande maioria de jornais internacionais, bem como tem à sua disposição uma Biblioteca com milhares de títulos na Amazon, a preços económicos (em média 7 euros por título completo), bem como na recentemente criada Biblioteca da Google, o que mete à disposição dos leitores um leque infindável de opções. Para além disso, o Kindle consegue armazenar mais de 1500 publicações na sua memória interna e a sua bateria consegue, numa utilização média comum, aguentar 5 dias sem ser recarregada.

Também a pensar nas maneiras para inovar a experiência dos leitores, a Amazon criou a Read-to-Me, uma versão experimental do software Text-to-Speech, que torna possível para o Kindle “ler-nos” as publicações, convertendo-as para formato áudio em tempo real.

Este artigo foi igualmente publicado no Diário 2, pelo mesmo autor.
Kindle 2