twitterlogoJá sabemos que o Twitter é uma rede social de microblogging, permitindo aos utilizadores enviar e ler as actualizações de outros contactos, em blocos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”.

Mas, para além de saber em primeira mão as notícias de todo o mundo, e o que dizem os opinion-makers e celebridades, se pudesse jogar no seu Twitter? Bem: mas pode!

Testei e apresento 9 dos melhores passatempos que usam esta rede.

Neste primeiro artigo, analiso 4 jogos que se podem jogar dentro da própria rede, decorrendo a acção dentro do Twitter. Na segunda parte apresento outros 5 que se jogam via web.

Twivia

Como o nome indica, esta aplicação é um jogo de perguntas e respostas, à base do serviço Twitter. O servidor do Twivia envia uma pergunta aos jogadores, sendo que o primeiro a responder acertadamente ganha pontos, especificados em cada tweet.

A resposta correcta é revelada assim que um jogador acerte, sendo assim também um jogo educativo. No caso de se tornar um “viciado” no jogo e já souber todas as perguntas, pode passar a sugerir perguntas ao Twivia.

Twitbrain

Este jogo baseia-se em números e contas, num conjunto de vários exercícios para o cérebro. O Twitbrain propõe aos jogadores um problema matemático (exemplo: 58+96-8). As pontuações são atribuídas de acordo com a resposta mais rápida e correcta a ser enviada como @reply ao servidor do Twitbrain.

BeatmyTweet

Parecido com os jogos anteriores, o BeatmyTweet envia perguntas aos jogadores, mas na forma de enigma. Sabe o que significa OGICMAAERMN? A todas as horas certas, a aplicação envia uma palavra aos jogadores, enviando a resposta uma hora depois, antes da próxima palavra.

WhoseTweet

Esta aplicação não é tanto um jogo mas sim um teste ao conhecimento dos twitters dos seus amigos. O servidor do WhoseTweet envia uma série de mensagens de amigos da rede de amigos do jogador e pergunta de quem são.

Twitter Games – Parte I