Artur Francisco da Cunha Semedo nasceu em Arronches, no distrito de Portalegre, a 2 de Novembro de 1924, ficando para a História por ter sido um famoso cineasta e actor português. Desde cedo que as Artes despertaram um interesse especial na vida de Artur Semedo, tendo ingressado no Conservatório Nacional de Teatro em 1949, após ter estado no Colégio Militar e nas Universidades de Coimbra.

No cinema nacional, Semedo participou em mais de 20 filmes desde 1951 até 1992, ano da sua última aparição pública. Das suas magníficas contribuições destacamos a sua participação no filme Nazaré (1952), A Maluquinha de Arroios (1970), na televisão no Humor de Perdição, com Herman José, bem como escrevendo e realizando vários filmes como Um Crime de Luxo (1987) ou O Querido Lilás (1986), também com Herman José.

Porém a sua condição física e já avançada idade obrigaram Semedo a retirar-se do mundo artístico até à sua morte, no dia 8 de Fevereiro de 2001. Passado um ano do seu falecimento, a Sociedade Portuguesa de Autores atribuiu a Semedo um prémio póstumo, pelas suas preciosas contribuições para o mundo das Artes.

Artur Semedo