Paul Reuter aos 53 anos pintado por Rudolf Lehmann em 1869

Paul Julius Barão von Reuter nasceu em Kassel no dia 21 de Julho de 1816 e veio a falecer na cidade de Nice a 25 de Fevereiro de 1899, tendo ficado para a História por ter sido um grande jornalista e empresário dos Media, através da criação e fundação da Agência Reuters. O inicio da vida de Paul foi controverso, tendo nascido um Judeu na Alemanha já um pouco anti-semita, com o nome de Israel Beer Josaphat. Anos mais tarde, em Gotinga, Reuter encontrou-se com Carl Friedrich Gauss, o impulsionador das transmissões de sinais eléctricos por via aérea.

Em 29 de Outubro de 1845, Reuter viajou para Londres, mudando de nome para Paul Julius Reuter e tornando-se Cristão Convertido, tendo casado um mês depois com Ida Maria Elizabeth Clementine Magnus. Depois das Revoluções de 1848, Paul abandonou a Alemanha em direcção a Paris, onde trabalhou na nova Agência de Charles-Louis Havas, futura Agência France-Presse, hoje uma das principais concorrentes da Reuters.

Enquanto a telegrafia evoluía, Reuter fundou a Agência de notícias Reuter em Aachen, que transmitia mensagens entre Bruxelas e Aachen, usando apenas pombos-correio. A transmissão através de pombos era muito mais rápida que o correio ferroviário, dando acesso mais rápido a Reuter a várias notícias. Em 1851 o correio através de pombos foi substituído por uma conexão telegráfica. No ano de 1851, Reuter voltou a Londres e estabeleceu um escritório na Bolsa de Valores de Londres, e fundou formalmente a sua agência noticiosa, a Reuters.

Em 1871, o Duque de Saxe-Coburgo-Gota conferiu-lhe o título de Barão, confirmado depois pela Rainha Vitória do Reino Unido. Reuter teve três filhos, George, terceiro Barão de Reuter, Andre e Clementine Maria, casada com o Conde Otto Stenbock. No dia 25 de Fevereiro de 1899, Paul Julius faleceu na sua mansão em Nice, na França, sendo enterrado no Cemitério West Norwood, em Londres.

Paul Julius Reuter