Busto de Júlio César, em Roma

Caio Júlio César, nascido no dia 13 de Julho do ano 100 a.C., foi um patrício, líder militar e político romano, transformando a República Romana no Império Romano.

César foi eleito Questor pela Assembleia do Povo em 69 a.C., com apenas trinta anos de idade, como estipulava o cursus honorum romano. No sorteio subsequente, calhou-lhe um cargo na província romana da Hispania Ulterior, situada mais ou menos nos modernos Portugal e sul de Espanha, cargo que ocupou durante 4 anos. No regresso a Roma, César prosseguiu a carreira como advogado até ser eleito Edil em 65 a.C., o primeiro cargo do cursus honorum a deter imperium, ou seja, autoridade. As funções de um Edil podem ser equiparadas às de um moderno Presidente da Câmara Municipal e incluíam a regulação das construções, do trânsito, do comércio e outros aspectos da vida diária.

Mas o cargo poderia ser um presente envenenado, pois incluía a organização dos jogos no Circo Máximo, o que, dado o limitado orçamento público, exigia a aplicação dos fundos privados do Edil. Isto era especialmente verdade no caso de César, que pretendia realizar jogos memoráveis para impulsionar a sua carreira política. César  aplicou todo o seu engenho para o conseguir, chegando até a desviar o curso do Rio Tibre para uma representação no circo, mas acabou o ano com dívidas na ordem das várias centenas de talentos de ouro, o equivalente a vários milhões de euros actuais.

As suas conquistas na Gália, já como governante próspero e respeitado, estenderam o domínio romano até ao Oceano Atlântico, um feito de consequências profundas na História da Europa. No fim da sua vida, Júlio César lutou numa guerra civil com a facção conservadora do Senado romano, cujo líder era Pompeu. Depois da derrota dos Optimates, tornou-se ditador vitalício e iniciou uma série de reformas administrativas e económicas em Roma.

O seu assassinato nos idos de Março de 44 a.C., mais precisamente no dia 15 de Março, por um grupo de senadores travou o seu trabalho e abriu caminho a uma instabilidade política que viria a culminar no fim da República e início do Império Romano. Os feitos militares de César são conhecidos através do seu próprio punho e de relatos de autores como Suetónio e Plutarco.

Caio Júlio César