Passam agora 51 anos da abertura oficial dos XVII Jogos Olímpicos de Verão, realizados na cidade de Roma. Com início oficial no dia 25 de Agosto desse ano, estes jogos olímpicos contaram com a participação de 5348 atletas de todo o mundo, sendo que 611 destes eram mulheres, um número bastante elevado para a época.

Entre vários destaques, esta prova foi a primeira competição olímpica a ser trasmitida para toda a Europa em directo, pela televisão. Também assinalamos outros factos curiosos:

  • Foi a primeira vez que um africano ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos: Abebe Bikila, guarda imperial da Etiópia, venceu a prova final da maratona olímpica e bateu o recorde mundial;
  • Foi também nesta prova que teve lugar a primeira grande vitória de Cassius Clay. Anos mais tarde, Cassius mudaria o seu nome para Muhammad Ali e tornar-se-ia o maior pugilista da história do desporto;

Os XVII Jogos Olímpicos decorreram até 11 de Setembro de 1960, sendo que Portugal recebeu uma medalha de Prata na categoria de Vela, através dos irmãos José e Mário Quina, e o Brasil recebeu duas medalhas de Bronze.

XVII Jogos Olímpicos da Era Moderna