Uma das poucas imagens existentes do Santo

Filippo Benizi nasceu em Florença, no dia 15 de Agosto de 1233. Proeminente teólogo e membro da Ordem dos Servos de Maria, Filipe Benício (na forma portuguesa) é um Santo da Igreja Católica.

Filho de uma importante família nobre de Florença, Filipe estudou medicina e filosofia nas Universidades de Paris e Pádua. Ingressando na Ordem dos Servos de Maria do Convento de Monte Senário em 1254, rapidamente destacou-se pelas suas ideias reformistas e progressistas, sendo eleito Prior-Geral da Ordem em 1267. Após sucessivas reformas na Ordem, Filipe Benício tornou a Ordem dos Servos de Maria numa instituição medicante, ou seja, virada para o estudo da medicina.

Devido ao seu destaque, o seu nome chegou a ser discutido como sucessor do Papa Clemente IV, durante o Conclave de 1269. Porém, quando recebeu informações de que a sua eleição estaria próxima, Filipe recusou a nomeação e refugiou-se. Aquando da eleição do Papa Martinho IV, tornou-se grande amigo deste.

[important]São Filipe Benício apoiou a Santa Juliana Falconeri na criação da Ordem Terceira dos Servitas, esta para mulheres, também dedicada à medicina.[/important]

Filipe Benício veio a falecer no dia 22 de Agosto de 1285, em clausura, no Convento das Servas de Maria, sendo posteriormente sepultado em Florença.

São Filipe Benício