Paul Julius Reuter

Paul Reuter aos 53 anos pintado por Rudolf Lehmann em 1869

Paul Julius Barão von Reuter nasceu em Kassel no dia 21 de Julho de 1816 e veio a falecer na cidade de Nice a 25 de Fevereiro de 1899, tendo ficado para a História por ter sido um grande jornalista e empresário dos Media, através da criação e fundação da Agência Reuters. O inicio da vida de Paul foi controverso, tendo nascido um Judeu na Alemanha já um pouco anti-semita, com o nome de Israel Beer Josaphat. Anos mais tarde, em Gotinga, Reuter encontrou-se com Carl Friedrich Gauss, o impulsionador das transmissões de sinais eléctricos por via aérea.

Em 29 de Outubro de 1845, Reuter viajou para Londres, mudando de nome para Paul Julius Reuter e tornando-se Cristão Convertido, tendo casado um mês depois com Ida Maria Elizabeth Clementine Magnus. Depois das Revoluções de 1848, Paul abandonou a Alemanha em direcção a Paris, onde trabalhou na nova Agência de Charles-Louis Havas, futura Agência France-Presse, hoje uma das principais concorrentes da Reuters.

Enquanto a telegrafia evoluía, Reuter fundou a Agência de notícias Reuter em Aachen, que transmitia mensagens entre Bruxelas e Aachen, usando apenas pombos-correio. A transmissão através de pombos era muito mais rápida que o correio ferroviário, dando acesso mais rápido a Reuter a várias notícias. Em 1851 o correio através de pombos foi substituído por uma conexão telegráfica. No ano de 1851, Reuter voltou a Londres e estabeleceu um escritório na Bolsa de Valores de Londres, e fundou formalmente a sua agência noticiosa, a Reuters.

Em 1871, o Duque de Saxe-Coburgo-Gota conferiu-lhe o título de Barão, confirmado depois pela Rainha Vitória do Reino Unido. Reuter teve três filhos, George, terceiro Barão de Reuter, Andre e Clementine Maria, casada com o Conde Otto Stenbock. No dia 25 de Fevereiro de 1899, Paul Julius faleceu na sua mansão em Nice, na França, sendo enterrado no Cemitério West Norwood, em Londres.